segunda-feira, 28 de março de 2011

PROJETO SENSAÇÕES LITERÁRIAS


O Teatro inspirado na Literatura
1.IDENTIFICAÇÃO:

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Fabiana de Oliveira Ribeiro

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

TÍTULO: SENSAÇÕES LITERÁRIAS - O Teatro inspirado na Literatura

DURAÇÃO:  de 04 de fevereiro a 23 de março

LOCALIZAÇÃO: Escola E. Bolívar Boanerges da Silveira, Alterosa, MG

EXECUÇÃO: Professora Fabiana de Oliveira Ribeiro e alunos dos  3ºs anos “B” e “C”

APOIO: Bibliotecárias, pedagoga Catarina

PÚBLICO ALVO: alunos dos 3 ºs anos “B”, “C” e 1º anos “A”, “B”

PROBLEMATIZAÇÃO: Desinteresse pela leitura, especialmente dos clássicos da literatura nacional e inibição, medo de expressar-se principalmente em público, o que compromete o exercício da cidadania.

2-JUSTIFICATIVA:

Vivemos um momento histórico de extrema competitividade e em que a comunicação é fator imprescindível. Para os jovens que estão em fase de preparação para uma universidade e/ou para o trabalho, é de fundamental importância que obstáculos interiores como a baixa-estima, timidez e demais dificuldades de expressão sejam vencidas, abrindo caminho para outras habilidades que serão adquiridas a partir da auto-segurança ao comunicar-se. De igual modo a cultura proveniente da leitura vem complementar esse momento de formação ao fornecer não só conteúdo ao processo comunicativo, mas experiências intelectuais através da sua catarse, estética e engajamento. Além do mais desenvolver o hábito e o prazer pela leitura é uma das habilidades mais urgentes na escola, ainda mais quando refletimos sobre o pensamento do cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista Ziraldo: “ler é mais importante que estudar”.

3.OBJETIVO GERAL:

Compreender e (re)produzir textos, orais ou escritos, de diferentes gêneros, suportes e domínios discursivos com prazer.


4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•Despertar o interesse e hábito de leitura;
•Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita;
•Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso;
•Conhecer o conjunto de conhecimentos pragmáticos, discursivos, semânticos e formais envolvidos no uso da língua;
•Compreender o texto literário como lugar de manifestação de ideologias;
•Conhecer temas e motivos recorrentes na Literatura Brasileira;
•Assumir uma postura crítica frente a posicionamentos enunciativos dos textos literários;
•Caracterizar formas de composição de textos literários de diferentes épocas;
•Conhecer a obra de autores representativos da literatura brasileira do passado e da atualidade;
•Conhecer concepções de autor e de fazer literário do passado e da atualidade;
•Reconhecer o caráter metalingüístico dos textos literários que falam sobre o poeta e seu fazer artístico;
•Relacionar diferentes concepções de autor e de fazer literário a diferentes contextos históricos e literários;
•Conhecer formas de representação da vida social e política na literatura brasileira do passado e da atualidade;
•Relacionar diferentes abordagens da vida social e política brasileira a diferentes contextos históricos e literários;
•Relacionar diferentes formas de representação e concepções do amor e da mulher, dos índios e negros a diferentes contextos históricos e literários;
•Reconhecer na perpetuação de determinados discursos sobre o amor e/ou a mulher, índios e negros o apagamento de outras vozes;
•Reconhecer, em textos apresentados, conflitos e formas de resistência do feminino e de diferentes etnias da população brasileira (índios, negros.);
•Desenvolver espírito de coletividade;
•Valorizar o convívio social;
•Desenvolver potencialidades criativas;
•Desenvolver habilidades corporais e vocais;
•Ampliar seus conhecimentos corporais e vocais;
•Estimular a imaginação;
•Obedecer a regras;
•Expressar-se através de suas potencialidades corporais e vocais;
•Reproduzir a realidade artisticamente, utilizando-se de materiais diversos inclusive a sucata;
•Confiar no colega;
•Mostrar iniciativa;
•Expor suas idéias em grupo;
•Transpor cenicamente imagens literárias, utilizando-se do corpo, voz e ações;

5. DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa: exposição da proposta de trabalho e sorteio das obras literárias entre os grupos de  alunos;
2ª Etapa: leitura dos livros pelos alunos, pesquisa e montagem de texto no gênero dramático pelos grupos;
3ª Etapa: ensaios, montagem de cenários e figurinos;
4ª Etapa: apresentação das peças aos alunos que estão iniciando o ensino médio(1ºs anos), para também estimulá-los a lerem.

Observação: as etapas 2 e 3 foram realizadas fora do horário escolar.

6. CULMINÂNCIA:

Apresentação das peças durante a semana de 14 a 21 de março.


7. AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados, primeiramente, pelo próprio grupo de trabalho, e posteriormente pelo professor que observará seu comprometimento, participação efetiva, colaboração tanto com seu próprio grupo quanto com os demais, criatividade e esforço.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Conforme orienta o Conteúdo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a oralidade é um componente de ensino igualmente importante à escrita. Para se explorar essa temática e alcançar a conversação espontânea e adequada, por que não trabalhar o discurso interativo no contínuo oral-escrito? Ou transitar entre gêneros literários diversos, desenvolvendo práticas de recepção e de produção, selecionando para o estudo tópicos gramaticais, estilísticos ou literários mais usados do discurso interativo através de uma arte tão instigante quanto o teatro?
Para sanar a necessidade de expressão oral ou, partindo-se ainda para a oratória, é possível exercitar o olhar para a transposição, para a possibilidade de recriar algo que já existe proporcionando uma ferramenta a mais no processo de aquisição e domínio da Língua. As oficinas de teatro despertam a consciência corporal linguística e procuram deixar o aluno à vontade para expressar-se e desinibir-se com espontaneidade, além de permitir o passeio entre os Temas e Motivos Constantes da Literatura.

Assista às filmagens dos teatros através: http://fabianadeoliveiraribeiro.bolgspot.com/ 

9. BIBLIOGRAFIA:

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Conteúdo Básico Comum – Português (2005). Educação Básica - Ensino Médio.

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