quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Areado sedia Seminário de Ciências Bíblicas




Areado sedia Seminário de Ciências Bíblicas

Nos dias 14 e 15 de outubro, a cidade de Areado foi palco de uma edição do Seminário de Ciências Bíblicas, realizado pela primeira vez em uma cidade do interior do Brasil. Efetuada há mais de uma década, a iniciativa, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), visa contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Livro Sagrado. Para isso, reúne palestras que abordam aspectos sobre tradução da Bíblia e sua história, bem como a aplicação de seus ensinamentos em diferentes setores sociais, na igreja, na família e na escola, entre outros. Na edição em Areado contou com cerca de 180 participantes.

Organizados desde o ano 2000, esses encontros já alcançaram milhares de pessoas. A edição, que aconteceu na Igreja Presbiteriana Independente de Areado, teve cinco painéis, além de espaço para uma sessão de perguntas e respostas.

O grande destaque do curso ministrado foram as palestras proferidas pelo Dr. em Novo Testamento Vilson Scholz, um dos tradutores da Bíblia para a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, trabalho que vem sido feito nos últimos 30 anos.

Vale ressaltar algumas afirmações sobre o Livro que é o mais traduzido e lido de todos os tempos. Regra de fé e de vida dos cristãos, a Bíblia é lida, pregada, discutida e vivida. Sua interpretação deve levar em consideração as distâncias cronológica, geográfica e cultural, enfatizando alguns requisitos básicos a serem atendidos para se interpretar as Escrituras Sagradas, entre os quais acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus. Além do contexto: histórico, gramatical, teológico e prático.

Contudo, a maior discussão que os leigos levantam sobre a Bíblia, diz respeito a sua veracidade e fidelidade aos textos originais. Escrita em hebraico, aramaico e grego, é uma coleção de livros que ficou pronta há mais ou menos dois mil anos. Se hoje os textos originais são traduzidos, cabe perguntar: Como esses textos foram preservados? Com ajuda das Ciências como a paleografia, arqueologia e crítica textual, é possível comprovar que a Bíblia foi transmitida, desde o tempo dos profetas e apóstolos, até os dias de hoje.

Por fim, o curso finalizou-se com amostras de como a modernidade do mundo digital com suas novas tecnologias e mídias vêm contribuindo para a transmissão e estudo do texto bíblico. Um bom exemplo é a criação da Bíblia Digital Glow e a Biblioteca Digital Libronix.

A SBB é uma instituição que tem como maior objetivo divulgar as Escrituras Sagradas no mundo. Hoje, ela se encontra presente em mais países do globo que a própria ONU, distribuindo Bíblias e demais publicações semelhantes através de seus vários projetos sociais, que incluem Bíblia em Braile, Bíblias na tradução em mais de 40 línguas indígenas ou Bíblia nos hospitais e presídios entre outros. A SBB semeia a Palavra que transforma vidas.

Fabiana de Oliveira Ribeiro

Dr. em Novo Testamento Vilson Scholz, um dos tradutores da Bíblia para a Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de comentar? Fique a vontade!

Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget