segunda-feira, 28 de maio de 2018

Festival de curta-metragens 2018 - A Literatura Brasileira em vídeo

Segundo William Glasser( psiquiátra americano desenvolvedor de ideias no campo do trabalho e escola), a possibilidade de se aprender algo quando o fazemos é de 80%. Esse fazer inclui interpretar, comunicar, expressar, ou seja, ações pertinentes à gravação de filmes, uma vez que mobiliza habilidades:

Interesse pela arte audiovisual e estimular a criação artística;Compreensão e produção de textos, considerando o contexto de produção, circulação e recepção;Reconhecimento e uso, produtivo e autonomamente, das fases ou etapas do discurso narrativo na compreensão e produção das sinopses e roteiros;Reconhecimento e uso de estratégias de ordenação temporal, mecanismos de textualização, no discurso narrativo;Criação e reflexão sobre o cinema, descobrindo-o como arte e como forma de se relacionar com o mundo;Aproximação da arte audiovisual e dos seus valores, ou seja, o trabalho em equipe, a imaginação e a sensibilidade;Trabalho com os diversos gêneros textuais;Desenvolvimento do senso crítico e estético;Interesse e motivação para a disciplina, evitando a evasão e a repetência, uma vez que trabalha com recursos midiáticos, tão apreciados pelos alunos;Descobrimento de novas ferramentas produzidas a partir da realidade dos alunos e da comunidade que os cercam;Transmição à comunidade parte da sua cultura e história local, com base na historiografia, na literatura e na memória popular;Apuração do olhar do aluno, desenvolvendo um sentido cinematográfico, que permita com que ele se aproprie de um senso estético e crítico em relação às imagens em movimento;Relação ativa com o meio audiovisual: ao invés de ser somente um espectador, o aluno passa a criar imagens e ordená-las;Aperfeiçoamento do sentido da narrativa nas pessoas;Protagonismo dos jovens alunos e sua autonomia, por meio de uma atividade coletiva.



Além disso, trabalhos dessa forma têm melhorado a qualidade do ensino ofertado em diversas escolas pois os alunos:

1- Desenvolvem a oralidade;
2- Vencem a timidez;
3- Conhecem de forma mais profunda obras da Literatura nacional;
4- Preparam-se para o Enem;
5- Adquirirem o letramento digital;
6- Desenvolvem o letramento em língua portuguesa;
7- Aprendem a trabalhar em equipe;
8- Desenvolvem a criatividade e a imaginação;
9- Estudam a língua de forma dinâmica;
10- Interpretam textos e os adaptam à situação.

É importante ressaltar também, que a função das aulas de Português na escola sempre foi a de alfabetizar e letrar todos os tipos de letramento, entendido isso, o letramento digital deve fazer parte do cotidiano de tais aulas, pois ocupa lugar prestigiado dentro das relações sociais, na era da mídia. O velho mito de que a exploração das ferramentas tecnológicas, do laboratório de informática entre outros são preocupações das aulas de informática, está cada vez mais ultrapassado.
Sem falar que as várias linguagens, sejam, visuais, cinematográficas, verbais ou não, são campo da área de linguagem e agregam valor e cultura durante o ensino.

Foi com essa visão que a proposta de transformar as narrativas de livros comuns da Literatura Brasileira em curta-metragens foi implementada na Escola Estadual Bolivar Boanerges da Silveira, em Alterosa MG, para enriquecimento da qualidade do ensino ofertado ao 2º ano do ensino médio.

Assista aqui alguns dos trabalhos apresentados:

O Mulato:

Luzia Homem



Quincas Borba







Opinião dos alunos participantes:

O que você aprendeu com a atividade?

" A importância do trabalho em grupo, respeitar a opinião dos colegas, ter todo um planejamento antes de começar." Maria Beatriz

"Apesar das dificuldades, acredito que aprendemos a trabalhar em grupo" Laura

"Trabalhar em equipe e cooperar com todos" Lorena

"Aprendi a interagir com os colegas, 
como se grava um curta-metragem, 
além de conhecer as histórias. 
Técnicas de gravar e editar o filme." Adryelle

"Que devemos vencer nossa timidez, aumentando nossa oralidade, conhecer a Literatura e sua beleza, preparar para o vestibular, para a vida etc." José Gabriel

"É importante trabalhar em grupo, cada uma tem um jeito de pensar e gravar" Vinícius

"Aprendi que temos de conhecer a história para narrá-la" Tatiele

"A aprender trabalhar em grupo,
 que não devemos desistir fácil das coisas, pois temos que lutar por aquilo que vale a pena." Dayane

"Cada uma tem um jeito de interpretar as situações" Jean

" Aprendi que todos nós temos capacidade de achar algum jeito para vencer nossas dificuldades, para que os obstáculos da vida não interfira no desenvolvimento.' Heloísa

" É importante trabalhar em grupo e perder a vergonha de atuar em público." Matheus Ferreira

"Aprendi sobre meu lado artístico e a perder a vergonha" Rute

"Aprendi que a interação é essencial entre os colegas e criar coisas novas. 
Isso tudo foi uma novidade." Izabella

"Aprendi como fazer filmagem" Ryan

" Fazer trabalhos em equipe exige união e 'a união faz a força', quanto mais unidos melhor fica o trabalho" Laís

" Interação com os colegas e um pouco mais sobre o livro O Mulato. Além de que é necessário lutar contra a timidez" Dinalva

"que se você se empenhar no que você faz,
 você consegue e fica divertido" 
Matheus Mendes

" Devemos ter compromisso com nossas responsabilidades, pois isso nos ajuda a ser pessoas menos tímidas em relação ao público." Nathália

"Aprendi a deixar a vergonha de lado" Lucas

"Trabalho em equipe é muito bom para se enturmar." Pedro

"Existem muitas formas de interagir com os colegas de forma muito divertida." Ana Gabriele

"Que com muito esforça e dedicação, todos nós conseguimos alcançar  os objetivos. Se superarmos a timidez, tudo se vence." Bianca

"Aprendi sobre Literatura e que se dermos o nosso melhor, conseguimos e a importância de trabalhar em equipe, sozinhos não conseguimos" Fernanda 

"Aprendi a trabalhar em grupo, que temos de perder a timidez." William

"Aprendi que temos que vencer a vergonha a timidez para que possamos ser alguém mais feliz, alegre e comunicativo com os outros. " Taynara

" Não precisamos ser artistas para fazer um filme legal" Rafael

"Aprendi sobre os livros, novos assuntos e também várias ideias de vídeos legais." Jhonathan

"Aprendi a confiar mais nas pessoas" Bruno

"Perder a vergonha de aparecer na frente de uma câmera." Daniele

"Aprendi que é muito importante trabalhar em grupo, a gente aprende a ouvir o próximo e respeitar as opiniões... foi muito divertido " Aline

"Aprendi a lutar contra a timidez
 e vi que era mais fácil que eu pensei e aprendi um pouco mais sobre o livro" Kamilla

"Aprendi como atuar, vencer a timidez" Luanne

"Aprendi que somos capazes de fazer muita coisa que achávamos que não conseguiria" Tamires

"Essa atividade é boa para pois acaba com a timidez e boa para interagir com os colegas." Jéssica

"Aprendemos a discutir mais com os colegas, 
perder um pouco da vergonha, 
conhecer um pouco mais o autor, 
conhecer novas formas de trabalho. 
Ver diferentes formas de edição e sotaque dos personagens" Bianca C.

"Aprendemos a interagir mais com os colegas, vencer a timidez, conhecer novas formas de trabalho e diferentes formas de edição" Maria Eduarda G

"Que pode ser divertido fazer esse tipo de coisa." Nathan

"Aprendi a vencer minha timidez." Beatriz

"Aprendi a me desprender do medo e que posso melhorar cada dia mais." Patrícia

"Aprendemos a comunicar entre nós" Cris

"Que através dessa atividade nós nos divertimos e fizemos amizade." Luiz

"A trabalhar em grupo e me esforçar." Amanda

"aprendi que é muito bom ter amigos." João G


" Vencer a timidez, a importância 
de conhecer nossa literatura e saber o básico
 de edição de vídeo." 
Maria Eloísa

"Aprendemos muito como edição de vídeo e sobre as histórias do passado." João Vitor da Silva

"Aprendi que tudo na vida é fácil, basta apenas querer.' Gabriel

"A importância de perder a timidez" Iris

"Aprendi que nada é tão fácil, mesmo parecendo simples, alguns medos têm de ser superados." André

"Trabalho em equipe e cooperação" João Vitor Pereira

"Aprendi técnicas diferentes para 
trabalhos futuros." 
Ana Luíza

"Que fazer filmes faz com que criemos um laço com os outros personagens, adquiri experiências várias e ser criativo." Anônimo



Em 2011 um projeto semelhante já relatado aqui no blog ficou entre os melhores da região sudeste do Brasil. Saiba mais:

Projeto Sensações Literárias traz prêmio para Alterosa
http://fabianadeoliveiraribeiro.blogspot.com.br/2011/11/blog-post_21.html







Referências:
 http://blogeduca.escolaanimada.blog.br/profclaudiaferraz/projeto-luz-camera-animacao/











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de comentar? Fique a vontade!