No dia 05 de dezembro de 2023 foi realizada mais uma edição do Oscar da Escola E. Bolivar Boanerges da Silveira.
Para motivar os alunos os professores: também gravaram um curta-metragem: A casa das sete mulheres:
Foram produzidos no ano de 2023, 140 curtas-metragens, um record para o projeto que iniciou em 2011 com o Projeto Sensações Literárias e depois com Curta sua história: literature-se!
Durante a mostra dos 5 melhores curtas e premiação, tivemos também uma exposição de telas homenageando a pintora Tarsila do Amaral, esculturas feitas no sabão, organizada pela professora Nayara, professora de Artes e declamação de poesias pelos alunos da Professora de Português Rosângela.
O primeiro lugar entre os curtas-metragens participantes foi "Grande sertão veredas" dos alunos Renato, Gabriel, Lucas, Mateus e Moysés:
O segundo lugar ficou com os alunos: Gabriely, Aline, Anna Lara, Gustavo e Isabelly com a adaptação de Vidas secas de Graciliano Ramos:
Letícia Rodrigues Bastos
Rayssa Araújo Terra
Tauane Cristina Soares Santos
Yasmin Silva Miguel
Além disso, foram eleitos: Anna Lara e Gustavo como melhor atriz e melhor ator do ano.
A capacidade de produção de curtas-metragens da nossa Escola tem superado as expectativas. Muitas cidades não contam com essa produção artística-cultural de tamanha expressão. Desejamos que entidades de fomento às artes e cultura nos apoie na sustentação desse projeto que leva uma grande parcela dos adolescentes do município de Alterosa a experienciar o cinema como protagonistas de sua produção.
Link de uma matéria feita pelo portal Área 35: